Compartilhar Inscreva-se

O que você precisa saber sobre a posição solar na hora de comprar um imóvel

Você já sabe que, ao comprar um imóvel, quanto mais informações você tiver sobre o empreendimento, melhor e mais assertiva é a sua decisão

Localização, vizinhança e terreno são alguns dos fatores que devem ser considerados e analisados cuidadosamente.

Nessa lista, a posição solar tem um lugar de destaque, afinal, ela auxilia no conforto térmico e também na valorização do imóvel.

Hoje, você vai saber mais sobre a influência da posição solar na hora de comprar um imóvel!  

Faces do sol

Características das faces do sol em imóveis

Cada face do sol tem uma característica singular que tem um impacto no imóvel.

A face norte é a posição que possui maior incidência do sol durante o dia. Assim, um imóvel voltando a esta face tende a ter maior economia na fatura de energia, além disso, o conforto térmico é maior.

Por outro lado, a face sul, por ser exatamente o oposto, recebe menor quantidade de raios solares. 

Na posição leste, o sol da manhã prevalece, mas com raios solares mais amenos e, por consequência, um clima mais fresco. 
Por fim, a face oeste recebe o sol da tarde, fazendo com que o imóvel fique mais quente.

Posição solar para cada ambiente

Posição solar em cada ambiente da casa ou apartamento

É natural que cada cômodo da casa tenha um um determinado uso pela família. 

Assim cada ambiente possui uma posição solar mais indicada no sentido de proporcionar um conforto térmico maior. 

Por exemplo, geralmente, passa-se mais tempo na sala e na cozinha durante o dia. 

Na cozinha, é recomendado que haja bastante ventilação, mantendo o ambiente seco. Assim, recomenda-se que este cômodo esteja voltado às faces norte, leste ou oeste. 

Para a sala, se preferir um ambiente mais fresco, indica-se que esteja voltado à posição leste ou norte. Se preferir que tenha maior absorção de calor, a opção são as faces oeste ou sul. 

Em banheiros, que são naturalmente úmidos, onde há maior proliferação de mofo e bolor, assim, faz-se importância a incidência de raios solares à tarde, recomendando-se a face oeste.

Os quartos, por sua vez, são mais utilizados à noite e para estarem arejados e frescos, recomenda-se a incidência do sol da manhã, sendo indicada que o cômodo esteja voltado à face leste.

Além da observação da posição solar, você também pode contar com alguns artefatos projetados para melhorar ainda mais o conforto térmico do seu imóvel

O Grand Palazzo, por exemplo, um empreendimento da Lorenzon Incorporações, possui brise-soleil, que atua no controle da incidência dos raios solares.

Vale ressaltar que este empreendimento foi desenvolvido estrategicamente para que as unidades tenham luz solar durante todo dia. 

Compartilhe
Lorenzon

Lorenzon