Compartilhar Inscreva-se

Como realizar o sonho da casa própria com segurança

Comprar a casa própria pode ser o grande sonho da vida de qualquer pessoa. A tranquilidade e a segurança de ter um cantinho para chamar de seu movem os planos de todo adulto que está começando a vida. 

Desde o planejamento até a compra do imóvel, todo esse processo faz parte do que chamamos de educação financeira. Afinal, é preciso foco e organização para entrar em um investimento de longo prazo como este.

Estar atento a alguns pontos pode ajudar (e muito) a realizar o sonho da casa própria com segurança e tranquilidade e separamos os principais nesse post. Confira!

Conheça a sua realidade

O primeiro passo para saber onde se quer chegar é ter clareza de onde você está. Quando o assunto é a compra da casa própria, é essencial conhecer a sua realidade financeira para entender qual o caminho que você vai percorrer até a realização do seu sonho.

Pense, por exemplo: do meu orçamento atual, quanto posso reservar para compor o valor que vou dar de entrada no financiamento? Tenho como complementar minha renda com alguma atividade extra? Quais dívidas posso quitar para, então, ter mais recursos à disposição?

Quanto maior o conhecimento, maiores também são as suas possibilidades!  

Saiba onde você quer chegar

Ciente de sua situação atual, é hora de “desenhar” onde você quer chegar, ou seja, o imóvel que você quer adquirir. Coloque no papel o que é essencial e que não pode faltar na casa dos seus sonhos. 

Para fazer isso, tenha em mente o que é necessidade, por exemplo: você planeja ter uma família grande? Em termos de localização, o que é conveniente para você? Quer morar em casa ou em um apartamento?

Quando você tem traçado tudo que quer conquistar, é muito mais fácil adaptar o plano para chegar lá!

Informe-se sobre os meios de pagamento

Como se trata de um investimento a longo prazo, é importante estar a par de tudo que envolve o pagamento da compra do imóvel. É claro que o pagamento à vista facilita muito a aquisição, permitindo que você negocie o preço a ser pago. 

Mas, a verdade é que o financiamento é a melhor opção para a compra da casa própria e, atualmente, no Brasil, as condições para um financiamento imobiliário estão facilitadas. A maior preocupação é ter um valor mínimo para dar de entrada. 

Vale lembrar que caso você não tenha pressa para efetuar a compra do imóvel, é possível entrar em grupos de consórcios imobiliários. 

Envolva sua família nas decisões

Já que a compra da casa é um investimento para toda família, nada mais justo do que envolver todos os membros nessa empreitada, não é mesmo? Para os filhos, por exemplo, participar desse projeto é uma excelente forma de mostrar a eles e ensiná-los sobre como se preparar para quando estiverem na vida adulta.

Além disso, quando todos participam ativamente, é mais fácil se sentirem responsáveis e se comprometerem com o sucesso do plano. Também é essencial que a cada pequena conquista, vocês celebrem juntos, como, a aprovação do financiamento, a entrega das chaves, entre outros.

Quando o processo é longo, faz toda diferença contar com o apoio e o suporte de quem entende do assunto para facilitar as coisas. Construtoras sérias, com profissionais qualificados, são excelentes parceiros para tirar dúvidas e indicar os melhores caminhos.

Faça uma pesquisa, seja na internet, ou mesmo com conhecidos, sobre a reputação da empresa que você pretende ao seu lado nessa jornada.

Gostou do nosso post? Com certeza, ele vai te ajudar na realização do seu sonho. Ah, e vale compartilhar com os amigos que também estão pensando em dar esse passo super importante!

Compartilhe
Lorenzon

Lorenzon