Compartilhar Inscreva-se

Coworking: como é essa experiência em espaços compartilhados?

O avanço na tecnologia tem causado um impacto considerável na maneira como trabalhamos.

Isso implica na forma de automatização nos processos, na maneira de como nos comunicamos, mas também muda a forma de como organizamos espaços de trabalho e escritórios.

Para quem ainda não sabe ou nunca ouviu falar, esses espaços de trabalho compartilhados são chamados de coworking.

Mas o que é isso? Tendência do futuro? O coworking nada mais é que um espaço onde as pessoas compartilham do mesmo local para trabalhar mas, não necessariamente, são da mesma empresa ou atual em áreas similares.

Empresários, por exemplo, além de startups, freelancers, profissionais autônomos, empresas diversas, programadores e times de design trabalham e socializam neste mesmo ambiente. 

Ou seja, digamos que é um espaço onde atende as necessidade de um estilo de vida moderno. E essa tendência não para e vem se espalhando pelo mundo. Onde quer que você vá, encontrará esses espaços de trabalho colaborativos.

Coworking no Brasil e no mundo

Vamos voltar um pouco na história para entender como e onde que tudo isso começou. O coworking moderno é datado no ano de 2005 com a abertura do San Francisco Coworking Space.

Mas o que se sabe é que ao longo da história já existiam esses espaços de compartilhamento para trabalhar. No início do século 20, esses locais eram chamados de open office.

E, se for voltar um pouco mais no tempo, esses espaços abertos vem muito antes de 1900, só que com pequenos artesãos e outros profissionais que dividiam algum tipo de local de trabalho.

Mas no Brasil, essa ideia e formato para trabalhar nesses espaços veio somente em 2018 com o Ponto de Contato, em São Paulo, genuinamente brasileiro. Um ano depois, o termo coworking atingiu o auge histórico de interesse pelo público desde o início do movimento, 14 anos atrás.

Naquele ano, o Brasil já contava com mais de 1.497 espaços de coworking conhecidos, alcançando os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal. 

Espaços de coworking são lucrativos?

Essa é a pergunta que deve estar martelando na sua cabeça. Há diversas maneiras pelas quais você pode transformar um espaço de coworking em um modelo de negócios lucrativo.

Mas para isso, é preciso planejar bem o espaço e desfrutar de um negócio que atenda as necessidades do profissional, e isso inclui um espaço bem localizado e de fácil acesso.

Todavia, antes de assinar um contrato de aluguel e fazer os investimentos, é preciso que você avalie se tem recursos suficientes para abrir a empresa e se a própria empresa provavelmente trará receita suficiente para cobrir os custos. 

Então a resposta da pergunta é: vai depender muito de você fazer um bom planejamento.

Trabalhar nos coworkings

Esses espaços coletivos de trabalho são benéficos para o desenvolvimento da criatividade e do networking, tão importante no mercado atual, concorda?

Se você perguntar se é válido trabalhar nesses espaços, a resposta é sim! As empresas estão cada vez mais reduzindo seus espaços de trabalho e contratando esses profissionais de várias localidades, não necessariamente na cidade sede.

Além, é claro, que os coworkings podem ajudar a melhorar ainda mais em alguns aspectos da vida profissional e social, como:

  • Foco
  • Produtividade
  • Networking
  • Criatividade e Inovação
  • Motivação
  • Infraestrutura

Quanto custa para trabalhar nestes espaços?

Essa é uma ótima pergunta para quem gostou da ideia de sair de casa para desfrutar de um ambiente totalmente diferente.

Conforme o Sebrae, os valores para aderir a essa alternativa oscilam entre R$ 200 a R$ 800 por vaga. Há lugares que disponibilizam unicamente o acesso a internet. Outros espaços chegam a fornecer apoio total com secretária, salas de reunião, telefone, impressão e suporte técnico.

Em um coworking, por exemplo, você pode agendar reuniões com a sua clientela, se organizar adequadamente e ter uma estrutura profissional.

Onde encontrar coworking?

A maior quantidade de espaços de coworking está ainda nos principais centros urbanos, mas já existem na nossa região, ou seja, no Oeste catarinense.

E um desses espaços está instalado em uma das salas do Edifício Grand Palazzo, em Xanxerê.

O empreendimento da Lorenzon possui o maior número de diferenciais, inclusive oferecendo um coworking para atender a demanda desse novo modelo de trabalhar coletivamente. 

Deseja conhecer melhor este espaço? Entre em contato e agende uma visita.

Achou interessante esse assunto? Aposto que você que trabalha home office vai procurar um lugar assim para alavancar sua produtividade.

Para mais dicas e conteúdo do mercado imobiliário assine nossa newsletter e siga-nos nas redes sociais. Até breve!

Compartilhe
Lorenzon

Lorenzon