Compartilhar Inscreva-se

Sabe o que é minimalismo? Descubra como isso pode tornar a sua vida mais leve e melhor

Já pensou em simplificar o espaço onde você mora e até mesmo a sua vida? Muito além do que refletir um estilo de decoração para seu lar, uma casa minimalista demonstra os benefícios de se viver melhor com menos.

Essa ideia do minimalismo tem conquistado cada vez mais as pessoas. Isso porque, a vida agitada do dia a dia tem feito com que as pessoas busquem o som do silêncio como forma de escapar desses ruídos.

E onde tudo isso se encaixa na decoração de uma casa? Em um visual mais simples e até mesmo monocromático. Ou seja, o estilo minimalista é ideal para quem busca ter espaços aconchegantes e, é claro, práticos ao mesmo tempo, especialmente na hora da limpeza.

O que é o minimalismo?

Já ouviu a palavra DESTRALHAR? É basicamente eliminar todos os excessos de todos os tipos em prol de uma vida com mais significado e, consequentemente, mais simples.

A grande maioria das pessoas tem o hábito de acumular coisas e sofrem muito quando tentam desapegar de alguma coisa. Se você é assim e quer mudar isso na sua vida, saiba que o estilo minimalista deve acontecer primeiro na sua mente, no seu coração, para só aí entrar na sua casa.

Para você entender melhor esse conceito do minimalismo é preciso voltar lá na década de 60, onde tudo isso surgiu. Nos Estados Unidos, primeiramente para se referir a um novo estilo artístico e arquitetônico que, entre outras coisas, pregava uma estética de linhas simples e retas, além de cores neutras e sóbrias.

E você sabe de onde surgiu a frase ”menos é mais” que é mais falada por esse público? De um dos grandes ícones do movimento minimalista, o arquiteto modernista Mies Van Der Rohe.

Como incorporar esse estilo para dentro de casa?

Veja bem! Para as pessoas que vivem no mundo minimalista tudo o que existe está lá para algo, especialmente em casa. Ou seja, dificilmente você verá uma casa minimalista com objetos que não tem serventia. 

Por onde começar então? Veja essas dicas:

1. Analise seus móveis 

Faça uma visão geral de sua casa e se questione: essa mobília realmente tem uma função ou só está ocupando espaço? O excesso de móveis cria uma sensação de aperto, de sufocamento e até mesmo de bagunça. 

No minimalismo, quanto menos móveis, melhor! Por isso, a dica é analisar cada cômodo e pensar quais itens são necessários e quais podem ser desapegados. É bem provável que você tenha móveis que são pouco ou nunca utilizados – e que poderiam ser doados. 

2. Pratique o desapego

Já que mencionamos o desapego, esse seria o primeiro e principal passo por onde começar. Pode acreditar que o mínimo necessário se consegue viver confortavelmente. Com este pensamento você consegue levar isso para a decoração de sua casa, separando apenas os móveis e artigos decorativos ideais para o bom funcionamento de cada cômodo.

3. Escolha tons neutros

Depois que você conseguir destralhar muita coisa, é a vez de pensar nas novas cores para as paredes de sua casa. O estilo minimalista é justamente tornar o ambiente mais leve e agradável, por isso a aposta é em cores mais claras e neutras.

A cor branca, por exemplo, é a favorita das pessoas que seguem esse estilo de vida. No entanto, você também pode utilizar o preto, tons de cinza e de bege para fazerem parte da sua decoração.

Mas o principal objetivo é que aquele cômodo transmita uma sensação de calma e simplicidade, o que torna bem menos cansativo.

4. Organização

Um dos grandes pilares da casa minimalista é, sem dúvidas, manter a limpeza e a organização em dia. 

Se você já gosta de deixar a casa limpinha, ótimo! Isso já é um ponto a mais. Por se tratar de menos coisas, mais desapego e menos acúmulo, isso com certeza facilita a faxina, não é mesmo?!

A sua “bagunça” organizada e sem a poluição visual dentro de casa potencializam a sensação de relaxamento e conforto, que é buscada com a decoração e o esquema de cores.

5. Consumo consciente

O minimalismo prega muito isso, de consumir o que realmente é essencial acima de qualquer coisa. Se você é consumista, reveja antes de entrar em parafuso ao mudar de estilo de vida. Isso porque toda nova compra para uma pessoa que segue esse estilo exige planejamento e reflexão. Nada se compra por impulso.

Quais as vantagens em ter uma casa minimalista?

A ideia do minimalismo é viver bem e melhor, certo?! Com uma casa com menos móveis, menos bagunça, menos acúmulos e tons mais neutros, é possível ter menos estresse no dia a dia, a limpeza fica mais fácil e rápida, você consegue encontrar tudo o que precisa, o seu cartão de crédito agradece e sem contar que você realmente vai compreender que viver é o que importa.

Nesse último ponto é onde você deve refletir, e muito. Os dias, os meses e os anos passam muito rápido e você já parou para se perguntar se realmente a sua vida é vivida realmente?

Em uma casa minimalista, em ambientes aconchegantes, as pessoas podem se concentrar naquilo que realmente desejam, ao invés de se perderem entre tantas coisas espalhadas.

E fazendo uma analogia com brinquedos de criança. De tantos que têm, muitos já não tem mais serventia e o que você faz? Doa, desapega, destralha ou vende.

É isso que dentro da sua casa e na sua vida também precisam ser colocados em prática caso o seu desejo pelo estilo minimalista gritar dentro de você.

Por fim, e não menos importante, o estilo minimalista não possui regras, ou seja, você não precisa saber quantos vasos de flores tem ou quantas panelas tem no seu armário.

Se você usa, gosta e precisa dessas coisas, não se desfaça. Desapegue apenas do que não agrega valor na sua vida. E, um último detalhe, não se prenda a padrões estéticos. 

Cuide e valorize aquilo que você tem, não compre por comprar, organize e limpe sua casa com carinho. Essa é a essência de uma casa minimalista e o começo de uma vida mais leve e livre.

Compartilhe
Lorenzon

Lorenzon