Compartilhar Inscreva-se

3 bons motivos para morar em Xanxerê

Pensando em morar ou investir em Xanxerê? Reunimos 3 bons motivos para te convencer de que a ‘Capital Estadual do Milho’ é o município ideal para construir a próxima fase da sua vida. 

Vem com a gente! 

1. Xanxerê: uma cidade que cresce e prospera

Talvez uma das melhores formas de entender como está o desenvolvimento socioeconômico de uma cidade seja olhar para os números, para isso, separamos as análises em três categorias: economia, emprego e desenvolvimento. Confira!

Economia de Xanxerê: a principal atividade econômica da região é a industria, seguida pela agropecuária e que somadas às demais atividades movimentam um PIB per capita de R$ 32.237,14 e colocando Xanxerê no 114º lugar do estado em geração de renda. Dados do IBGE de 2017 e 2020 respectivamente. 

Trabalho e rendimentos em Xanxerê: com uma população estimada em 51.642 pessoas, Xanxerê é o primeiro município de sua microrregião em ‘pessoal ocupado’, ou seja, empregado. A média salarial é de 2,4 salários mínimos para os trabalhadores formais segundo os censos e estimativas realizados pelo IBGE entre 2010 e 2020.

Desenvolvimento de Xanxerê: “O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) […] é composto por três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. Santa Catarina, pelo levantamento de 2010, ocupa a 3ª posição no ranking nacional, com um IDH médio de 0,774. Xanxerê atinge quase o mesmo IDH médio que o estado – 0,775.” (SEBRAE, Cadernos de Desenvolvimento – Xanxerê, 2019. Pg 22.)

Confira o tour que o Cesar Moacir Alves adicionou no seu canal do Youtube passeando por Xanxerê:



2. Tudo o que você procura, tem aqui

Cascata Salomão Manela – Arquivo pessoal do Ernesto Albrecht

Xanxerê é um lugar tranquilo, para quem quer viver uma vida plena, em contato com a natureza, longe dos grandes centros e todas as complicações que vêm com eles. 

Para quem quer desbravar um pouco mais do nosso querido município precisa conhecer seus principais pontos turísticos:

Praça Tiradentes – localizada no centro da cidade, a praça arborizada já é cinquentenária e continua sendo um dos principais cartões postais de Xanxerê. Seja para uma caminhada no fim da tarde ou para ouvir o canto dos passarinhos, a Praça Tiradentes é ponto de encontro de xanxerenses de todas as idades. 

Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi – construído às margens da BR-282, o parque de exposições tem uma área de 200 mil m² e sedia a famosa ExpoFemi (Exposição Festa Estadual do Milho), uma das maiores expo-feiras do Sul do país. O milho de 50 metros de altura, construído logo na entrada do parque, acabou se tornando referência para moradores e visitantes. 

Kartódromo Jean Paulo Picinatto – um espaço para os amantes dos esportes de velocidade, o Kartódromo abriga competições de diversos níveis.

Cascata Salomão Manela – beleza natural que encanta e apaixona. A área na verdade abriga 3 quedas d’água e uma ilha, todas acessíveis para visitação. O rio que passa por ali é Chapecozinho e apesar das diversas corredeiras e o espaço conta com área para camping, churrasqueiras, restaurante, mesas, campos de futebol e banheiros.

3. Viver em Xanxerê é viver com tranquilidade

Xanxerê é o município perfeito para quem quer fugir dos centros maiores mas não está disposto a abrir mão das comodidades que esses espaços oferecem. Com um comércio local forte e receptivo, você encontra opções para todos os gostos, horários flexíveis de funcionamento, produtos e serviços de qualidade, além de contar com aquela hospitalidade que só os xanxerenses têm. É aquela proximidade amiga, sem perder o profissionalismo, mas que faz toda a diferença

Sabe aquela história de conhecer os pais dos coleguinhas do seu filho na escola, poder deixar as crianças jogarem bola no campinho fim da tarde e ter lugares tranquilos para o passeio do final de semana? Xanxerê é assim, um lugar para se viver plenamente

E aí, já está de malas prontas para se mudar para Xanxerê? Ou ainda, já mora aqui e tem mais motivos para incluir na lista? Deixe seu comentário contando o que achou deste artigo e outros assuntos que você gostaria de ver por aqui. 

E se quiser ficar por dentro das novidades do blog da Lorenzon, é só assinar nossa newsletter. 

Foto destaque: Prefeitura de Xanxerê/Divulgação | Retirada de reportagem da Nd+

Compartilhe
Lorenzon

Lorenzon