Compartilhar Inscreva-se

Cultivar plantas em casa pode ser um excelente hobby para você

Um setor que cresceu muito nos últimos anos foi o mercado de plantas. Pode parecer estranho, mas uma grande parcela da população buscou bem-estar físico e emocional. 

Muitos começaram a trabalhar home office e estar em casa fez com as pessoas ocupassem o tempo cuidando das plantas, mexer na terra, tornando seus lares mais bonitos e aconchegantes.

Como o futuro prevê imóveis cada vez mais compactos, as pessoas tendem a se adaptar com esses jardins dentro de casa, sejam eles pendurados em vasos, em parapeitos de janelas ou em todos os cômodos.

Essa atividade, conhecida por ser terapêutica na Europa, ganhou a paixão de jovens adultos brasileiros entre 26 a 40 anos. O simples fato de plantar uma flor, revirar a terra ou até mesmo ter uma horta vertical em casa (no caso de apartamento), traz bons sentimentos, como a alegria. 

Além de trazer essa sensação de bem-estar, cultivar plantas dentro de casa purifica o ar, pois as plantas liberam oxigênio e absorvem dióxido de carbono. Isso reduz os níveis de estresse, melhora o humor e, ainda, aumenta a concentração e a produtividade.

Como começar o plantio de plantas

Quem quer fazer disso um hobby a partir de agora, o ideal é iniciar pesquisando informações sobre as espécies que deseja ter, afinal, nem todas se adaptam dentro de casa, por exemplo.

Nesta pesquisa, é importante saber os cuidados que ela necessita, qual a quantidade de luz adequada, se a planta precisa ficar exposta direta ou indiretamente ao sol, etc.

Para quem não quer arriscar muito, é aconselhável iniciar com suculentas, que são espécies que exigem poucos cuidados.

Por isso a dica é: vá com calma! Até porque se for abraçar um projeto grande, possivelmente isso se torna desgastante fisicamente e você poderá se frustrar e abandonar esse novo hobby na metade do caminho. 

Quais os benefícios de praticar o hobby da jardinagem

A parte boa de iniciar essas mudanças na vida é que elas trazem alguns benefícios à saúde. Sabe como? 

Vitamina D! Quando você se expõe ao sol, o seu corpo absorve vitamina D, que ajuda a fortalecer os ossos. 

Outro benefício é que o simples fato de cavar, abaixar, levantar e plantar, também são ótimos movimentos que auxiliam na tonificação muscular.

E tem mais! Caso for plantar hortaliças, você poderá comer itens colhidas na própria horta, sem nenhum agrotóxico.

Outro fator que não pode ser esquecido é que essa atividade pode envolver toda a família, aproximando pais de filhos, por exemplo. Isso ajuda, inclusive, no desenvolvimento físico e mental das crianças, despertando nelas um sentimento de respeito à terra e ao meio ambiente.

Como decorar a casa com plantas

Agora que você aprendeu que precisa pesquisar antes de iniciar esse novo hobby na sua vida, saiba que pode incluir isso na sua decoração da casa.

O verde das plantas, por exemplo, é uma cor que traz tranquilidade, equilíbrio, leveza, alegria e aconchego ao lar. 

As plantas em vasos se tornam grandes estrelas do ambiente. Se o espaço permitir, invista em plantas maiores. Caso contrário, opte por colocar os vasos em cima de um móvel que vai ficar super bonito.

Se você tem um cantinho da leitura é possível combinar o ambiente com um belo tapete, uma poltrona confortável e algumas plantinhas. Uma opção para deixar esse cantinho lindo é a espécie Costela de Adão.

Mistura de quadros com folhas, já imaginou? Essa combinação é a solução para quem tem pouco espaço. Há duas opções distintas para este estilo: ou você pode criar um quadro vivo, com plantas naturais ou escolher a folha que mais lhe agrada e emoldurá-la. 

Na sala, no quarto, no cantinho da leitura, na cozinha e até mesmo no banheiro. Opções não faltam para essa mudança na sua vida para tornar seu lar cheio de personalidade.

O que acha de começar esse hobby de jardinagem agora mesmo? Para mais dicas, siga-nos no Instagram! Até a próxima!

Compartilhe
Lorenzon

Lorenzon