Compartilhar Inscreva-se

Cuidados que você deve ter na hora de comprar um apartamento na planta

Adquirir um imóvel é a realização de um sonho e é importante garantir que ele não se torne um pesadelo.

Quando falamos em apartamento, por exemplo, é possível comprar o imóvel pronto, finalizado, ou na planta. 

Geralmente, a opção de adquirir o apartamento na planta traz consigo a vantagem de ter um melhor preço, já que o proprietário precisará aguardar a obra ser finalizada para se mudar ou alugar.

Assim, estar atento a alguns fatores permitem que esse plano seja concretizado de forma segura, proporcionando toda felicidade a você e a sua família. 

Selecionamos alguns tópicos para auxiliar você na hora de comprar um apartamento na planta!

Planejamento financeiro

Ter claro qual o orçamento que você tem para realizar o sonho de comprar um apartamento na planta é essencial para que você dê passos firmes nesse caminho.

Seja com reservas financeiras, com financiamento imobiliário ou com os dois, você precisa estar atento às despesas que surgem no caminho, principalmente próximo à finalização da obra, como acabamentos e os móveis e eletrodomésticos. 

Além disso, caso você queira fazer algumas mudanças estruturais, deixando o projeto mais a sua cara, você também precisará estar pronto para arcar com esse investimento.

Pesquisa das empresas envolvidas

Comprar um apartamento na planta envolve uma relação direta com outros agentes, além de instituições financeiras. Incorporadora e construtora são alguns exemplos.

Então, faça pesquisas, converse com pessoas que tenham adquirido imóveis com as empresas que você selecionou, entre em contato diretamente com esses agentes e tire todas as dúvidas.

Esse é o momento de tomar uma decisão com bastante segurança. 

Vale lembrar que a incorporadora é responsável por organizar os negócios e a construtora tem o papel de efetivamente executar a obra.

Por vezes, pode-se encontrar parceria entre elas ou, até mesmo, o mesmo grupo contar com ambas.

Análise de documentos

Em uma compra de alto nível como a de um imóvel, as incorporadoras e construtoras fazem inicialmente documentos que são registrados.

Mais do que uma segurança ao cliente, a venda sem esses documentos não pode ser realizada, já que estão entre as exigências dos órgãos competentes.

Para você, comprador, é essencial que você tenha acesso, por exemplo, ao memorial incorporação da obra, no qual são encontrados registros do que será construído, materiais e equipamentos que serão utilizados e os responsáveis pelo empreendimento. 

Acompanhamento da obra

Você pesquisou, analisou, pontuou todas as informações e, finalmente, fechou um excelente negócio.

Agora, com a obra em andamento, você, como proprietário, junto com a empresa, pode visitar e acompanhar a evolução do empreendimento, no sentido de ter uma visão mais clara de como o apartamento ficará quando finalizado. 

Um apartamento na planta traz excelentes ganhos, já que você pode deixar tudo do seu jeito e construir uma história maravilhosa junto de quem você ama.

Vale a pena buscar opções de acordo com o seu perfil pessoal e financeiro para que você faça um excelente investimento para toda sua vida!

Compartilhe
Lorenzon

Lorenzon