Compartilhar Inscreva-se

5 coisas que você precisa saber para financiar um imóvel com tranquilidade

O financiamento de imóvel, por muito tempo, foi um grande vilão para muitas pessoas. A ideia de ter um compromisso financeiro de longo prazo assustava grande parte da população, principalmente quem pensava que financiamento era uma modalidade para quem não tinha educação financeira. 

Mas, a verdade é que a realização do sonho da casa própria está mais perto do que se imagina e financiar um imóvel para morar, seja casa ou apartamento, pode ser muito mais fácil do que se imagina. É verdade que muitas pessoas não conseguem juntar o valor de um imóvel para adquiri-lo à vista e um financiamento sustentável apresenta-se como uma alternativa viável. 

Financiamento direto com a construtora

Para quem quer mais liberdade na hora de negociar o pagamento, a opção de financiar diretamente com a construtora responsável pelo empreendimento é muito válida. O processo de aprovação de crédito do financiamento é mais personalizado e permite que seja considerada a sua situação.

Além disso, você pode também verificar acordos em caso de ter capacidade de pagamento em um tempo menor do que o estipulado no fechamento do negócio.  

Financiamento com instituição financeira

Esse modelo é o mais conhecido pela maioria das pessoas, que consiste em contar com o aporte financeiro de um banco, o qual empresta ao comprador do imóvel o valor integral do pagamento e o comprador faz o pagamento em parcelas, obviamente, com juros. Nesse formato, ajusta-se, em geral, um longo prazo para pagamento, visando facilitar o acesso ao comprador do imóvel.

No entanto, por outro lado, as regras para aprovação do financiamento são muito mais rígidas, exigindo que o comprador observe com atenção os pré-requisitos. Nesse modelo, a instituição financeira, dependendo da situação, pode liberar até 90% do valor financiado. Além disso, também pode-se utilizar os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para abater a dívida e diminuir o tempo de pagamento. Vale lembrar que quanto maior o relacionamento que você tiver com o seu banco, maiores são as chances e melhores as condições do financiamento. 

Pré-requisitos para fazer um financiamento

Dependendendo do modelo escolhido, pode haver alteração nos pré-requisitos para financiamento, mas, algumas questões são padrão, entre elas:

– Ter mais de 18 anos;

– Ter “nome limpo”, ou seja, não constar restrições em órgãos de pessoas inadimplentes, como o SPC e o Serasa;

– Conseguir apresentar a comprovação de renda;

– Valor de entrada.

Cumprindo, de início, esses fatores, é preciso ficar atento à apresentação da documentação necessária. É claro que essa lista pode sofrer alterações de acordo com a instituição. É importante contar com a assessoria de empresas sérias que dão todo suporte e facilitam esse processo. 

Por fim, como os financiamentos não contemplam 100% do valor do imóvel, é essencial que você tenha em mãos um valor mínimo para entrada. Esse montante também varia, mas podemos dizer que pode ficar em torno de 10% a 30% do valor do imóvel. 

Planejamento de vida

Ao contrário do que muita gente pensa, financiar um imóvel não é uma válvula de escape do aluguel. Trata-se de um plano para toda vida, o qual exige preparação e organização para que traga toda felicidade e satisfação que a família busca.  

Assim, é essencial que você – e quem vai dividir esse sonho contigo – conversem, elenquem os sonhos e desejos e coloquem tudo na ponta do lápis para que estejam 100% alinhados nesse grande passo. Por exemplo, se vocês acabaram de casar e sonham em ter filhos, é primordial que vocês saibam daqui quanto tempo esse plano será realizado para que tenham claro se já estarão morando na casa nova e, portanto, estarão preparados para desfrutar deste momento. 

Faça um BOM financiamento!

Quando falamos em um bom financiamento, falamos sobre pensar em tudo que ele envolve para que, de fato, você se sinta seguro desse investimento. Por isso, é crucial que você tenha em mente:

– Análise do seu orçamento familiar atual e a projeção para, no mínimo, 5 anos;

– Faça uma lista do que não pode faltar no imóvel que você vai adquirir e pesquise bastante;

– Busque ter um bom valor para entrada;

– Organize-se para amortecer a dívida em menos tempo do que o financiado;

– Seja transparente na declaração de informações.

Seguindo essas dicas, seu financiamento certamente será aprovado e você poderá realizar o sonho de financiar seu imóvel com segurança e facilidade.

Compartilhe
Lorenzon

Lorenzon