Compartilhar Inscreva-se

O que você precisa saber para escolher o terreno perfeito

Pensar em ter a sua casa ou apartamento é um sonho que cresce com a gente, não é mesmo? Com o passar do tempo, a realização desse plano de vida tem se tornado cada vez mais acessível, possibilitando que os jovens, por exemplo, possam adquirir seu terreno e construir seu sonho. 

E esse sonhos começam sempre com a escolha do terreno: afinal, ele é como a página em branco de um livro em que uma nova história será escrita. Por isso, no post de hoje, a gente vai te dar dicas incríveis para escolher o terreno perfeito. Confira!

Como escolher um bom terreno para construir?

Estar preparado antecipadamente e analisar alguns pontos é essencial para garantir um investimento seguro. Fatores como infraestrutura e localização podem influenciar diretamente no empreendimento que será construído no terreno. 

É claro que tudo dependerá também do que você planeja projetar no espaço no futuro: a ideia é construir uma casa? Se for essa a escolha, terá área de festa? Se você já tem filhos, por exemplo, vale considerar também os estabelecimentos próximos e uma área para recreação.

Posição solar e acessibilidade

De início, é super importante lembrar que a posição solar do terreno influenciará diretamente no projeto da casa, por exemplo. Fique ligado:

Frente para o norte: maior incidência de luz durante o dia;

Frente para o sul: tem a menor incidência de sol;

Frente para o leste: recebe o sol da manhã;

Frente para o oeste: sol na parte da tarde.

Outros fatores como altura da construção e dos muros também impactam diretamente na iluminação natural da casa. A acessibilidade ao loteamento também é um quesito a ser observado. Proximidades a supermercados, farmácias, escolas podem ser avaliados. Mas, se você busca uma vista da cidade e um local mais calmo, as opções podem ser incríveis, já que você pode explorar muito mais o espaço.

Uma dica importante: vale a pena conferir o terreno em horários diferentes do dia para observar esses e outros itens.

Como escolher o melhor lote de um loteamento?

Um loteamento traz inúmeras possibilidades para quem pensa em adquirir uma unidade neste modelo. Uma infraestrutura completa de saneamento, energia e asfalto, por exemplo, agrega muito valor ao terreno e também traz conforto e segurança aos moradores.

Além disso, há a possibilidade de ter uma vizinhança tranquila, sendo, em sua maioria, um local residencial. Assim, para escolher o melhor lote, é preciso considerar as suas necessidades, as opções disponíveis e o valor disponível a ser investido. Lotes centralizados possivelmente terão maior impacto de sons, já que estão “cercados” por outras casas. Lotes de esquina também possuem suas particularidades; continue lendo e saiba mais!

Como avaliar um terreno de esquina?

Imagem: Tua Casa
Imagem: Tua Casa

O espaço divide opiniões, mas alguns fatores podem ajudar em uma decisão mais assertiva quando o assunto é o terreno de esquina. Para iniciar, se você planeja construir uma casa, por exemplo, a ventilação oferecida nessa posição é muito maior; por outro lado, em caso de residências, o terreno de esquina exige maior investimento financeiro em relação à segurança.

Se você busca a compra de um terreno como investimento para, no futuro, revender, é unânime que essa opção possui um valor agregado muito maior, sendo uma das principais buscas dos compradores. O terreno de esquina oferece mais possibilidades de pensar em um projeto arquitetônico mais ousado, permitindo, inclusive, duas fachadas. Além disso, o espaço externo também é maior, possibilitando a projeção de quintais e pátios incríveis.

Escolher um terreno é uma tarefa bastante importante, mas, também, super empolgante, não é mesmo? Para você ficar por dentro de conteúdos e opções de empreendimentos imobiliários, siga a gente no Facebook e também no Instagram.

Compartilhe
Lorenzon

Lorenzon