Compartilhar Inscreva-se

Mercado imobiliário: o que esperar para 2022

O ano de 2021 se destacou no quesito mercado imobiliário mesmo com a pandemia mundial. Para 2022, a compra e a venda de imóveis vão se manter aquecidas, até porque ter a casa própria continua sendo uma forma segura de aplicar as finanças.

Porém, a população tem buscado por imóveis maiores, muito embora esteja relacionado a mudança de comportamento onde o trabalhador passa a trabalhar de casa.

Outro ponto que deve ser analisado é a retomada da economia no país, o que projeta o mercado imobiliário para o crescimento, especialmente pela alta mão de obra absorvida. 

Mas afinal de contas, como o mercado imobiliário deverá se comportar para o próximo ano? Veja a seguir as principais tendências para 2022.

Imóveis maiores

Com a pandemia, as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa. Isso influenciou significativamente para o aumento de buscas por casas e apartamentos com uma infraestrutura de lazer maior. A exemplo de espaços com varandas.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa feita no Brasil, houve um aumento de 30% na busca por imóveis de dois quartos, assim como nas unidades com três e quatro quartos. 

Já os espaços com apenas um quarto tiveram uma queda, justamente, por impedir essa possibilidade de montar a própria estrutura de trabalho.

Imóveis com área de lazer

Como abordamos anteriormente, as pessoas estão passando mais tempo em suas casas. Para seu conhecimento, já existem empreendimentos que oferecem áreas de descanso — o que são chamadas de coworking.

Para quem trabalha remotamente, isso se tornou uma comodidade maior, o que torna mais uma alternativa de espaço para esses profissionais liberais.

Áreas privativas, espaços abertos e jardins, que proporcionam locais livres para quem já vai ficar muito tempo em casa, têm ganhado destaque nos últimos meses e essa tendência vai se estender para o próximo ano.

Processos mais tecnológicos e menos burocráticos

O uso das tecnologias para venda e aluguel vem crescendo cada vez mais no setor imobiliário. Essa tendência vai continuar para o próximo ano, inclusive com novidades. Como por exemplo fazer um tour virtual deste imóvel.

Além disso, com a diminuição das burocracias na contratação e a otimização do tempo, a locação digital se mostra uma excelente saída para proprietários e locatários.

Projetos sustentáveis

A busca por sustentabilidade em construções civis vem se tornando cada vez mais urgente. 

Essa tendência já vinha ganhando força nos últimos anos e promete continuar em alta. 

Os imóveis consistem em ter sistemas de reaproveitamento de água da chuva, aquecimento solar, e reservas de energia com placas fotovoltaicas. 

Essas soluções geram economia na conta de água, de energia elétrica, sem contar na preservação do meio ambiente. Ter uma casa sustentável é colocar isso em prática.

As pessoas também estão querendo comodidade dentro de suas casas. A automação é o ponto chave, pois traz redução de consumo, oferece mais segurança, mais praticidade e conforto no dia a dia.

De que forma? Robotização para ligar aparelhos, acender as luzes, abrir e fechar cortinas, etc.

Como você pode perceber, essas são algumas das tendências que virão dentro do mercado imobiliário para 2022. O padrão de consumo mudou e as pessoas buscam cada vez mais por processos tecnológicos, medidas sustentáveis e imóveis funcionais.

Acompanhe mais informações sobre o mercado imobiliário, tendências e mudanças aqui pelo blog. Até as próximas dicas!

Compartilhe
Lorenzon

Lorenzon