Compartilhar Inscreva-se

Manutenções residenciais e prediais que devem ser feitas regularmente

Manter um imóvel em pleno funcionamento, garantindo sua vida útil por mais tempo, requer manutenção e cuidados constantes

Dessa forma, o imóvel – além de manter sua estrutura em bom estado – também é valorizado, o que potencializa suas chances de venda ou locação. 

Alguns cuidados merecem atenção maior e nós listamos os principais nesse texto para que você não deixe passar nenhum detalhe despercebido.

Caixa de gordura

A limpeza periódica da caixa de gordura é necessária em função de sua armazenagem de dejetos. Assim, evita-se o mau cheiro e a proliferação de fungos e bactérias

Esse cuidado interfere diretamente na cozinha, pelo escoamento da água ou, até mesmo, casos em que acontece o entupimento de canos. 

A frequência ideal depende da quantidade de dejetos que são produzidos, bem como do tamanho da caixa de gordura. 

Esse é um item de manutenção residencial e predial que “não é visto”, mas que é importante ser avaliado constantemente.      

Instalações elétricas e hidráulicas

Instalações elétricas e hidráulicas em casas e apartamentos

Por mais que, ao construir um imóvel, seja dada toda atenção e cuidado às instalações hidráulicas e elétricas, é natural que, com o passar do tempo, haja desgaste e, em algumas vezes, problemas maiores. 

A manutenção preventiva nesses casos impacta também na preservação da vida útil de eletrodomésticos e eletrônicos

Alguns eventos pontuais, principalmente relacionados a intempéries, podem levar a curto-circuitos. Dessa forma, vale a pena cuidar da voltagem dos eletros, o contato dos fios com a água, entre outras questões.  

Sobre as instalações hidráulicas, o cuidado é parecido com a questão elétrica. É necessário ter em mente que o objetivo é evitar vazamentos e, consequentemente, desperdício de água e de dinheiro. 

Pintura e pisos

O prazo médio para renovação da pintura do imóvel é de cinco anos. Assim, é importante que esta manutenção esteja prevista. A pintura é necessária para retirar sujeiras. 

Quanto aos pisos, é importante manter a limpeza recorrente com os produtos corretos para cada tipo. Deve-se evitar limpar pisos de madeira com água. 

Também é importante trocar as cerâmicas que estejam com fissuras ou rachadas. Cada revestimento exige um cuidado específico e isso deve ser considerado na manutenção preventiva e na reforma da casa ou apartamento

Caixa d’água

Manutenção preventiva de caixa d’água.

Relacionada diretamente ao dia a dia dos moradores, a caixa d’água está no topo da lista de cuidados e manutenções. É recomendado que seja feita a limpeza a cada seis meses

Esse cuidado está ligado ao bem-estar e à saúde já que se trata da água utilizada para beber e também para cozinhar. 

Há também outros cuidados que são essenciais para a manutenção de casas e prédios. Realizar reformas para valorizar os ambientes e espaços também são indicados.

Fique ligado e assine nossa newsletter para receber dicas e informações sobre imóveis! 

Compartilhe
Lorenzon

Lorenzon