Compartilhar Inscreva-se

Quais plantas usar para decorar cada ambiente de casa?

Decorar a casa é uma prática que ganhou ainda mais força na pandemia e a utilização de plantas para esse fim se tornou bastante comum. 

Para quem teve a experiência de morar na cidade e estar longe da natureza durante a quarentena, as plantas se tornaram uma excelente forma de se conectar com a essência do campo

Do externo ao interno, o “verde” passou a integrar os cômodos de casas, apartamentos e, até mesmo, espaços comerciais, trazendo mais vida aos espaços. 

Se você também está buscando informações e inspirações para utilizar plantas na decoração de cada ambiente da sua casa, nós selecionamos algumas opções para te ajudar a começar.

Plantas para decorar a cozinha

A cozinha é um espaço que permite unir a decoração à praticidade quando o assunto são plantas. Isso porque você pode optar por pequenos vasinhos com temperos para utilizar no preparo de alimentos. 

Você pode escolher por tipos de ervas, como hortelã, salsa, cebolinha, orégano e coentro, que, além de serem úteis, também vão deixar um aroma incrível na sua cozinha. 

Mas, se você prefere plantas para decoração apenas, vale a pena apostar em gravatinhas, que ficam suspensas, ou a língua de sogra, que exige poucos cuidados, não precisa de muita luz e podem ser encontradas em diversas cores, formas e tamanhos. 

Plantas para decorar o quarto

Há diversos benefícios do cultivo de plantas no quarto, principalmente para a qualidade de vida, como um sono mais tranquilo e, até mesmo, na qualidade do ar. 

Entre as opções para se ter neste espaço, estão as avencas, tradicionalmente conhecidas por “afastar o mau olhado”, além de, segundo o Feng Shui, serem ativadoras de espiritualidade e sabedoria. Outra opção é o jasmim, que pode ser extremamente aromático, auxiliando na diminuição do estresse. 

Plantas para decorar o banheiro

Há algum tempo o banheiro também a ser um ambiente que recebe a atenção quando o assunto é estilo e decoração. Assim, as plantas ganham um espaço especial, tornando o ambiente mais aconchegante e charmoso. 

A umidade deste espaço é ideal para plantas como o lírio da paz, que cresce verticalmente e, por isso, pode se desenvolver tranquilamente neste espaço mais restrito. Se você busca trazer mais cor a este ambiente, escolha a tradicional violeta. Deixe-a próximo de janelas e regue somente seu solo que, assim, ela crescerá super bem. 

Plantas para decorar a sala

No principal ambiente da casa, é possível explorar o uso das plantas na decoração de diversas formas. Seja ao lado do home theater, do sofá ou de forma suspensa, em nichos ou bancadas, as plantas enriquecem a beleza deste espaço. 

Caso você tenha um espaço de home office na sala, saiba que a presença de plantas auxilia muito na concentração.

Entre as opções de plantas para se ter na sala, estão as orquídeas, que são elegantes e delicadas. Ela renova o ambiente e, como você pode encontrar em muitas variedades, é possível ir inserindo novas orquídeas gradualmente.

A costela de Adão também é uma ótima escolha de planta para ter na sala. Ela é imponente e traz presença para o cômodo. Vale lembrar que para mantê-la sempre bonita, é preciso limpar suas folhas com um pano úmido. 

Caso você queira escolher outras plantas para decorar a sua casa, lembre-se de ficar atento para não optar por alguma que seja tóxica, seja para você, para crianças e, até mesmo, para os animais de estimação. 

As mais comuns são comigo-ninguém-pode, copo de leite, saia branca, bico de papagaio, entre outras. Mesmo que seja externamente, para a jardinagem do terreno, por exemplo, não é aconselhável escolher essas opções. 

Se você está planejando a aquisição de uma casa ou apartamento, lembre-se de salvar esse conteúdo para quando for pensar na decoração. Acompanhe também nossas redes sociais para ficar por dentro de mais dicas e informações! 

Compartilhe
Lorenzon

Lorenzon