Compartilhar Inscreva-se

Quarto compartilhado entre irmãos: como tornar um ambiente agradável e com privacidade

Você tem memórias afetivas da infância e que nesta fase adulta se lembra com carinho, ou não? (risos) Uma brincadeira, uma briguinha com o irmão e, para alguns, essas lembranças remetem a passar horas dividindo o quarto para estudar, fazer bagunça e dormir.

E é sobre quarto compartilhado entre irmãos que será tratado neste post. Sabemos que essa é uma alternativa para famílias que não tem muito espaço na casa ou até mesmo para pais que querem aproximar mais os pequenos.

Mas como fazer com que essa junção de irmãos dê certo em um único espaço? Até porque, o quarto nada mais é que aquele cantinho único para relaxar e o qual passamos ⅓ da nossa vida dormindo.

Por isso é importante que, ao dividir o quarto com o irmão, o ambiente seja muito característico para cada personalidade. Isso influencia, inclusive, com a decoração para que esse ambiente se torne especial.

Dicas e combinações

Quarto compartilhado entre irmãos

Sejam adultos, crianças ou adolescentes, o quarto precisa ser algo acolhedor, certo? Por isso, alguns atributos são indispensáveis para tornar esse dormitório aconchegante, como: equilíbrio, organização e funcionalidade.

Veja algumas opções:

1 – Os elementos do quarto precisam estar em sintonia, ou seja, a combinação de cores, móveis e objetos é essencial. Isso implica se os irmãos forem ou não ambos do mesmo gênero.

2 – As camas suspensas são ótimas para quem deseja otimizar o espaço, principalmente se o dormitório for pequeno e estreito. Para isso, móveis planejados são excelentes para aproveitar a decoração e todos os espaços.

3 – Use e abuse de acessórios! Isso deixa o ambiente mais amplo e ordenado. Uma dica é usar um espelho grande, que possa ser usado por mais de uma pessoa. Lembrando que, para ficar ainda melhor, é preciso cuidar também da iluminação.

4 – Quem gosta de ler ou precisa de um espaço para estudar, uma mesa lateral com poltrona é uma ótima aposta. Além de serem móveis versáteis, podem fazer parte do design do quarto e agradar ambas pessoas.

5 – Criado-mudo é prático e funcional, por isso aposte em um pequeno e que ocupe pouco espaço. Assim, contribui para que o ambiente não fique carregado de itens e ajuda a manter um quarto mais arrumado.

Além de pensar na praticidade e conforto que o ambiente precisa, também é importante pensar na rotina que cada um tem.

Para que essa junção entre as duas partes não se transforme em brigas e discussões, ainda mais quando as idades entre irmãos não são tão próximas, o jeito é setorizar o dormitório e reforçar cada vez mais as lições de privacidade.

Mas quando os irmãos não são do mesmo gênero?

Quarto dividido irmão e irmã

Quando a família tem dois filhos ou duas filhas, a escolha para decorar o quarto se torna mais fácil, pois é possível utilizar uma única cor que agrade os dois.

Mas, caso o quarto seja dividido entre um irmão e uma irmã, ou irmãos de diferentes idades, o ideal é apostar em cores neutras (tanto nas paredes, quanto nos móveis).

Para deixar ainda mais com a característica de cada um, quadros, telas, placas decorativas, esculturas, adesivos e papéis de parede são ótimas opções e agradam a todos os gostos.

Vantagens de dividir o quarto

Não é só de brigas que se vive entre irmãos, ainda mais quando dormem no mesmo quarto. Pode acreditar que ter um quarto compartilhado fortalece ainda mais o laço entre eles. Isso porque, dividir o mesmo quarto, é uma forma de estimular a conversa, a cumplicidade e o entendimento entre ambos.

Os irmãos também vão aprender muito sobre limites, a compartilhar de forma mais efetiva e a respeitar o espaço do outro. A divisão de quarto também ajuda os irmãos a aprenderem a gerenciar crises, a ouvir o outro não só dentro de casa, como fora dela também. 

Pode-se criar uma rotina do sono em quarto compartilhado, onde ambos têm o mesmo horário para dormir e cessar as atividades. O momento é relaxar, descansar e ter boas horas de sono profundo.

Residencial Atlanta

Depois de conhecer sobre a importância de juntar as crianças no mesmo quarto de forma compartilhada, quero lhe mostrar uma ótima oportunidade de comprar de imóvel de alto padrão.

Estamos falando do Residencial Atlanta, que possui uma excelente localização no centro da cidade de Abelardo Luz (SC). 

O novo empreendimento em construção possui 4 tipos de plantas para atender as necessidades específicas de cada morador. Você pode escolher entre apartamentos com 2 ou 3 dormitórios e metragens que vão de 129 m² até 163 m². 

Apartamentos com 2 e 3 dormitórios

Apartamento Atlanta 3 dormitórios
Apartamento com 3 dormitórios

Apartamento Atlanta 2 dormitórios
Apartamento com 2 dormitórios

Os apartamentos do Residencial Atlanta possuem cozinha ampla e integrada com a sala de estar. Tem banheiro social, área de serviço e suíte. Para aqueles que gostam de reunir a família e amigos, os apartamentos têm sacada com churrasqueira.

E não é só isso! Você o recebe pronto com teto rebaixado em gesso, portas laminadas na cor branca, piso em porcelanato, pré-instalação de climatizadores e peitoris das sacadas em vidro e alumínio.

Quer saber mais? O Residencial Atlanta possui rede de água quente, gás canalizado, medidor de água, gás e energia individualizado, iluminação interna das áreas comuns em LED, um moderno elevador e captação da água da chuva.

Conheça esse empreendimento em construção no centro de Abelardo Luz AQUI.

Gostou das dicas? Então siga-nos nas redes sociais pelo Instagram e fique por dentro dos novos empreendimentos da Lorenzon Incorporações que se preocupa com o seu conforto e de sua família em todos os detalhes, do piso ao teto.

Até a próxima!

Compartilhe
Lorenzon

Lorenzon