Compartilhar Inscreva-se

Faxina de primavera: como preparar a casa para receber a nova estação

Oficialmente, hoje, nos despedimos do inverno e damos boas-vindas à estação que é conhecida por sua beleza: a primavera. 

Um período de cores e de abertura após os dias frios que traz consigo uma renovação; e nada melhor do que fazer uma faxina de primavera para receber essa nova estação. 

Passando por todos os cômodos da casa ou apartamento, é possível retirar objetos que não serão mais utilizados e também fazer uma limpeza.

A faxina de primavera é a preparação da casa para receber as boas energias deste período lindo. Continue a leitura e saiba mais sobre essa prática! 

Faxina de primavera nos quartos

Faxina de primavera nos quartos

O quarto, possivelmente, é o cômodo que mais recebe atenção durante a limpeza para a chegada da primavera

Começando pela cama, é preciso retirar as cobertas pesadas utilizadas durante os dias de inverno para lavá-las e substituí-las por opções mais leves, assim como os tapetes. Ainda sobre a cama, vale a pena fazer uma limpeza mais criteriosa no colchão a fim de retirar ácaros e poeira acumulados.

Não esqueça de lavar os travesseiros e cortinas, que também tendem a estar sujos. O guarda-roupa é outro item que merece atenção na faxina de primavera: lavar as roupas pesadas usadas no inverno, guardá-las e trocar pelas roupas mais leves da nova estação. 

Vale a pena também fazer um filtro do que você não usou (ou não vai mais usar) para encaminhar para doação

Faxina de primavera nos banheiros

Faxina de primavera nos banheiros

Pode parecer estranho, mas o banheiro é um espaço que precisa de bastante atenção na faxina de primavera. Por ser um ambiente bastante úmido e considerando a ocorrência de chuvas e dias frios – que potencializam essa umidade -, é indicado fazer uma limpeza mais profunda.

Por exemplo, caso você tenha armários no banheiros, procure tirar tudo que está armazenado ali para passar um pano com produtos específicos para retirar toda poeira e, até mesmo, mofo, caso tenha se formado. 

Procure deixar a janela do banheiro bem aberta para aumentar a circulação de ar e a incidência de luz solar, isso ajudará muito. 

Faxina de primavera na sala

Faxina de primavera na sala

O espaço oficial do inverno, que estava sempre com aquela coberta, almofadas e um tapete para garantir o conforto nos dias frios, agora, precisa ser arejado para a nova estação

Na faxina de primavera, é hora de dar aquela organizada geral na sala: tirando tapetes e “mantinhas” para lavar, passando o aspirador de pó no sofá e substituindo as cortinas. 

Também procure deixar este ambiente bem aberto, com bastante ventilação. Ah, e não esqueça de também colocar para lavar as almofadas e suas capas!

Se você mora em apartamento, procure deixar a sacada aberta durante o dia 🙂

Faxina de primavera na lavanderia

Assim como o banheiro, a lavanderia também é bastante úmida, por isso, dê uma atenção extra na faxina de primavera a este cômodo da casa

Organize os produtos de limpeza dentro dos armários, limpando também o móvel. Aproveite para lavar a máquina de lavar roupa, interna e externamente. 

Faxina de primavera na cozinha

Faxina de primavera na cozinha

No coração da casa, há bastante coisa para se fazer na faxina de primavera: comece limpando a geladeira, dentro e fora, organizando os alimentos e deixando tudo à mão para ter mais praticidade no dia a dia

Também faça um checklist dos alimentos na despensa e armários para se certificar que não ficaram alimentos vencidos ou estragados. Limpe os eletrodomésticos em geral, como o micro-ondas, o forno e a cafeteira, que geralmente são bastante utilizados no inverno. 

Que tal aproveitar para mudar a decoração inserindo itens mais coloridos neste espaço

Faxina de primavera nas áreas externas

Faxina de primavera nas áreas externas

Durante o inverno, é natural que a garagem também acabe sendo uma espécie de depósito, assim, com a chegada da primavera, é hora de organizá-la, guardando cada coisa em seu lugar e liberando espaço. 

Além disso, também é importante dar uma geral no deck e sacada e também, caso você tenha em casa, limpar a área de festa – que passará a ser usada com mais frequência. 

Se você mora em casa e tem um playground para as crianças, lave os brinquedos, troque a areia e recolha folhas do pátio para que a criançada possa curtir bons momentos na estação das flores!

Além de tudo isso, em toda casa, também procure cuidar das plantas e, até mesmo, colocar novas opções com mais cor para trazer a primavera para dentro de casa, literalmente. 

As vantagens da faxina de primavera são boas não só para o ambiente, mas também para a saúde de todos que residem ali: agora, é só se organizar e começar a preparar seu lar para esse período lindo do ano! 

Compartilhe
Lorenzon

Lorenzon