Compartilhar Inscreva-se

Como escolher o piso certo para sua casa ou apartamento?

Vai reformar, construir ou até mesmo comprar uma casa ou apartamento e tem dúvidas sobre pisos e revestimentos?

Isso dá um pouco de dor de cabeça, mas calma que queremos ajudar você a escolher o melhor piso para deixar seu lar mais aconchegante.

Primeiramente precisa ser levado em conta qual tipo de piso vai se encaixar melhor no seu ambiente. Também precisa analisar se esse piso será funcional no dia a dia e prático.

Para você ter uma ideia, hoje em dia existe uma variedade de opções no mercado que atendem todos os gostos e orçamentos.

E não precisa ficar de cabelos em pé sem saber qual escolher, nós queremos te ajudar a tornar essa tarefa mais fácil, então vamos às dicas?

Piso para áreas molhadas

O modelo de piso para essas áreas, como banheiros, lavabos e até mesmo lavanderia, é que não pode absorver água. 

Porcelanato

O porcelanato está na lista dos pisos mais escolhidos. Isso porque ele tem uma alta resistência e qualidade elevada. 

Os pisos em porcelanato possuem uma grande variedade de acabamentos, tamanhos e formatos. Além, é claro, dispõe de variadas texturas, imitando madeira, pedras naturais, cimento e mármore, em diferentes cores e acabamentos.

Para as áreas molhadas os modelos acetinados são os mais indicados. Apesar deles serem menos brilhosos e mais rígidos, o ponto positivo é que não são escorregadios.

Mas o porcelanato também pode ser usado nas áreas externas, como jardins, quintais e varandas. Nesse caso, opte por tons mais escuros e mais ásperos. E, se a sua casa tiver piscina, os modelos antiderrapantes são as melhores opções, pois evitam escorregões.

Cerâmica

Outra opção que também é indicado para esses cômodos é a cerâmica. Além de ser mais conhecido e popular no país, também possui variedade de texturas, qualidades e valores.

E, tratando-se de valores, essa é uma das principais características da cerâmica: ter um preço bem mais acessível se comparado com o preço do porcelanato.

O ponto positivo de optar pela cerâmica é que a manutenção é muito fácil, o que é considerado um critério importante.

E pode ficar tranquilo que o material é de alta resistência e existem nas mais variadas estampas, desenhos, acabamentos e cores, ajudando na decoração dos ambientes.

A cerâmica também pode ser usada nas áreas externas da sua casa, mas nesse caso, o ideal é que ela seja do tipo antiderrapante.

Piso para cozinha

Dando continuidade às opções de pisos para ambientes com água, a cozinha também está suscetível a isso. Primeiro que nesse ambiente não pode haver piso que escorregue, tão pouco que pegue muita gordura.

Assim como no banheiro, o piso da cozinha não deve ser tão rugoso para que a gordura vinda do fogão não grude. 

Aqui se encaixam muito bem pisos de cerâmica ou porcelanato, mas também pode ser piso vinílico. Ele não pode ser lavado, mas não estraga caso uma quantidade pequena de água caia nele.

Ao escolher pelo piso vinílico, a grande vantagem é ser anti-ruído, ideal também para quartos e salas com bastante movimentação.

Piso para quartos e sala

Tantos os quartos como na sala, para deixar os ambientes mais aconchegantes, o aconselhado é que se use pisos de madeira, laminado ou vinílico.

Isso porque, o ponto positivo para essas opções é que todos eles contribuem para deixar o ambiente com maior conforto térmico. Além, é claro, de dar aquele aspecto amadeirado ou do tecido que tornam o espaço mais acolhedor.

Laminados

Se escolher pelo piso laminado, saiba que ele é resistente e fácil de limpar. Por ser hipoalergênico, não acumula sujeira na superfície evitando alergias.

Esse material, além de ser usado nos quartos e na sala, também fica ótimo para escritórios, corredores e outros cômodos internos. Por possuir uma textura bem lisa, se torna confortável para o toque.

Outra vantagem é que são super fáceis de instalar, podendo até mesmo revestir pisos já colocados (contanto que estejam bem nivelados antes).

Assoalho de madeira ou tacos

O piso em madeira é ainda o mais queridinho quando se trata de revestimentos para quartos, salas ou até mesmo escritório.

Então se você mora em lugares com ambientes mais frescos, por exemplo, essa é uma ótima opção, pois proporciona conforto térmico ao seu espaço.

Além de trazer a beleza, também é possível escolher os diferentes tipos de madeira, como carvalho, cumaru, sucupira, ipê, amendoim, jatobá, entre outros. 

Porém, existem desvantagens que é o valor um pouco mais alto e sua manutenção requer bastante cuidado para não arranhar ou apodrecer.

Outra desvantagem é que mancham com facilidade ao terem contato com água abundante ou pigmentos.

Outras opções de piso

Cimento queimado

Se você gosta de um ar mais industrial para seu lar, o indicado é o cimento queimado. Ele tanto é indicado para áreas internas quanto para áreas externas. E, pode apostar que deixam a casa bem modernas. 

Essa é uma solução bastante inovadora e o melhor é que é de baixo custo. Porém, a sua maior desvantagem é que pode quebrar facilmente, assim como apresentar rachaduras e fissuras ao longo do tempo.

Resina Epóxi

Também conhecido por porcelanato líquido ou piso 3D. Além de ser muito moderno, também é fácil de limpar.

Esse revestimento é ideal para reformas, pois é de fácil aplicação e não exige que você quebre ou remova o piso antigo de porcelanato ou cerâmica pois pode ser aplicada diretamente no piso já existente.

Devo usar o mesmo piso na casa inteira?

Essa é uma grande dúvida para quem está reformando casa ou apartamento, ou até adquirindo um novo imóvel.

Os especialistas do mundo da decoração garantem que não é necessário usar o mesmo piso em todos os cômodos, até porque os pisos podem valorizar ainda mais a decoração de um ambiente.

Por isso, garanta, principalmente, a praticidade e a segurança nas áreas molhadas e escolha o piso que mais se adequar à decoração de ambientes privativos, como os quartos, por exemplo. 

No entanto, se na sua casa há ambientes integrados, manter o mesmo piso trará mais amplitude e uniformidade para o espaço.

Gostou das dicas? A Lorenzon Incorporações se preocupa com o seu conforto e de sua família em todos os detalhes, do piso ao teto.

Mas o mais importante disso tudo é fazer boas escolhas, seja na hora de comprar um imóvel ou na reforma do que já possui.

Sem falar, é claro, de orçar peças, objetos, utensílios ou móveis de acordo com o seu bolso, desde que sejam duráveis e bonitos, até mesmo para os pisos.

Continue acompanhando nossas dicas e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades de novos empreendimentos que a Lorenzon Incorporações possui. Até a próxima!

Compartilhe
Lorenzon

Lorenzon