Compartilhar Inscreva-se

Passo a passo: do projeto do empreendimento até a entrega das chaves

Quem vê um empreendimento finalizado, com toda sua imponência, muitas vezes, não tem ideia de todo trajeto percorrido até esse ponto. 

São diversos agentes envolvidos, muitos planos e, mais do que tudo, muita dedicação para que ele se torne a realização do sonho de uma família

Por isso, no post de hoje, vamos detalhar o passo a passo de um empreendimento: do projeto à entrega das chaves! 

Planejamento

Planejamento: primeira etapa de um empreendimento

A primeira etapa de uma obra, assim como qualquer projeto, começa com o planejamento. 

Esse é o momento em que se estruturam todos os passos, visando antecipar possíveis situações que possam ocorrer ao longo da execução da obra para estar preparado para solucioná-las.

Além disso, também procura-se, por meio do planejamento do projeto do empreendimento, minimizar as despesas e custos da obra, tornando-a financeiramente sustentável, sem perder de vista a qualidade. 

Aqui, são definidas questões como o terreno onde será o empreendimento, qual será sua dimensão, para quem será direcionado, entre outras coisas. 

Fatores financeiros

Organização financeira é premissa básica para garantir que o projeto do empreendimento atenda as expectativas, mas também fique dentro do orçamento

Um estudo de viabilidade econômica, feito por quem tem expertise, auxilia a definir o melhor caminho a seguir.

A questão financeira também influencia posteriormente na comercialização das unidades do empreendimento, prezando por oferecer uma opção viável aos futuros moradores e com condições que estejam ao seu alcance.

Projetos

Com a validação orçamentária e o planejamento aprovado, inicia-se a fase de projetos estruturais e arquitetônicos do empreendimento

Aqui, mesmo que no papel ainda, a obra começa a tomar forma e se tornar tangível aos envolvidos, tanto para a construtora quanto para os fornecedores envolvidos. 

É nesta fase também que há a observação atenta às questões legais, as quais passam por aprovação junto aos órgãos competentes locais.

Construção do empreendimento

Construção do empreendimento: quarta etapa de um empreendimento

Aqui, é mão na massa: todo planejamento e estudo realizado anteriormente para o projeto do empreendimento passam a ser colocados em prática.

Os fornecedores e trabalhadores envolvidos tiram o projeto do papel, levando-o para a execução, lidando com situações previstas e também, eventualmente, com alguns contratempos, que são resolvidos de maneira profissional e rápida para que a obra não pare. 

Nesta etapa, a supervisão e o acompanhamento da construtora são fundamentais para garantir que tudo aconteça da melhor forma. 

Vendas e comercialização

Ainda que a construção esteja em andamento, já é o momento de divulgar o empreendimento ao público. 

Vale lembrar que, muitas vezes, esse processo começa antes, com a venda de imóveis na planta. 

Aqui, os interessados visitam a obra e trocam informações com a construtora, tirando dúvidas sobre o projeto do empreendimento para que se sintam seguros ao fechar o negócio.

Mais do que nunca, a parceria e a dedicação da construtora em guiar os compradores fazem toda diferença, oferecendo confiabilidade e tranquilidade.  

Documentação do comprador

Documentação do comprador: sexta etapa de um empreendimento

Com o “aperto de mãos” e o fechamento do negócio, é hora do comprador juntar a documentação para cumprir os processos burocráticos envolvidos.

Por parte da construtora, também é preciso ter o aval de exigências, como o Habite-se, que, de fato, valida que o empreendimento esteja 100% pronto para morar. 

Ainda, é preciso aguardar a instituição do condomínio e a individualização da matrícula da unidade.

Com tudo devidamente assinado e as dúvidas sanadas, aí, sim, encaminha-se para o momento mais esperado: a entrega das chaves! 

Entrega das chaves

Todo trabalho e a espera valeram a pena: é hora de receber as chaves!

Aqui, as últimas tratativas entre a construtora e o novo morador são finalizadas, como a assinatura do Termo de Entrega das Chaves e, em caso de financiamento junto à instituição financeira, também deve-se assinar o Contrato de Financiamento.

Daqui em diante, o comprador torna-se oficialmente proprietário do imóvel e pode mudar-se para seu novo lar

O projeto de um empreendimento é uma grande responsabilidade para construtora, afinal, trata-se da realização do sonho de uma vida de uma família. 

Assim, certifique-se de contar com empresas que tenham tradição no mercado e estejam realmente comprometidas. 

Compartilhe
Lorenzon

Lorenzon